A China está experimentando uma nova febre do ouro, liderada pela sua geração mais jovem. Segundo estatísticas, em 2023, o consumo nacional do metal alcançou quase 1090 toneladas, com um aumento de 8,78% em relação ao ano anterior. A faixa etária de 25 a 34 anos foi apontada como o principal grupo consumidor de ouro, com uma proporção que aumentou de 16% para 59% no mesmo ano.

A crescente tendência dos jovens chineses pelo ouro reflete não apenas uma apreciação estética, mas também uma visão de investimento promissor. A demanda por joias de ouro com elementos estéticos e culturais chineses está aumentando, como resultado da convergência entre a tradição cultural chinesa e a modernidade.

O fenômeno é multifacetado e é impulsionado por fatores como o ressurgimento da moda na China, que inspirou os joalheiros a criarem peças de ouro elegantes com elementos tradicionais chineses. Além disso, o desempenho consistentemente positivo do ouro nos mercados de capitais está instigando os jovens chineses a enxergarem o ouro como um ativo de investimento confiável.

O prolongado feriado do Ano Novo Chinês pode ainda impulsionar a demanda por joias de ouro no mês de fevereiro.