Caito Maia, fundador da marca Chilli Beans, compartilha um conselho importante sobre liderança: “Eu não vejo o que a pessoa tem de diferente, como raça ou religião, eu vejo o brilho no olho. O olho é a parte que me pega, porque ele transmite o propósito de cada pessoa”. E esse não é o único conselho que ele deu na 11ª edição do clube CHRO, que reúne executivos de RH de grandes companhias.
Maia criou uma marca de óculos nacional em uma época em que as marcas internacionais dominavam o mercado brasileiro. Para ter sucesso, seguiu um objetivo importante: foco no produto. “Algo que valorizamos em nossa história é o foco. Deixamos muito claro para o time quais são os objetivos e o que queremos oferecer. É claro que você tem que abrir o seu leque para ver o que o mercado está te entregando, mas você também tem que fazer escolhas”, disse.
Ele também falou sobre a importância de fazer escolhas estratégicas na empresa. Por exemplo, a Chilli Beans começou a vender óculos escuros e conseguiu impressionar o mercado. No entanto, no tempo, entendeu que era possível apostar em óculos de grau, que está dentro do seu foco. “Exploramos bem o mercado de óculos escuros, tanto que hoje não tem um shopping que não tenha a nossa marca, mas com o tempo vimos que era possível apostar em óculos de grau, algo que está dentro do nosso foco”, afirma Maia.
Hoje, com 45 anos de idade, o fundador da Chilli Beans se prepara para formar 180 técnicos óticos dentro das franquias até o final do ano.