A transformação digital é considerada um pilar crucial para a sobrevivência e crescimento das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. A digitalização desses negócios alcançou seu ápice desde o início da pandemia de COVID-19, com 75% dos empreendedores utilizando internet, aplicativos de mensagens e redes sociais para impulsionar vendas.
A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e o IBGE, mostrou que há um aumento de 6 pontos percentuais na adoção de tecnologias digitais desde a última medição em abril. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) lideram a adoção dessas tecnologias com 76%, enquanto as micro e pequenas empresas registram 73%.
De acordo com Rica Mello, especialista em gestão de empresas, adaptar-se às novas tecnologias e processos digitais não é mais uma opção, mas uma necessidade. “Este cenário apresenta desafios, mas também oportunidades significativas para as PMEs que desejam se destacar e competir de maneira eficaz nos mercados atuais”, afirma.
Segundo o especialista, as empresas precisam reconhecer que a transformação digital não é apenas sobre adotar tecnologia, mas sim sobre reformular a maneira como conduzem seus negócios para atender melhor às expectativas dos clientes e responder com agilidade ao mercado. “É essencial seguir tendências e implementar soluções que tragam resultados”, destaca.