Em 2023, a fabricante de bebidas Heineken destinou R$ 17,5 milhões para ampliar suas ações de reciclagem e circularidade do vidro. O recurso foi destinado para projetos próprios, como o Circuito do Vidro e o Programa Volte Sempre, além de ações da indústria e de organizações que a empresa é parceira.
O Circuito do Vidro é um projeto inédito no grupo que reúne vários atores do ecossistema para desenvolver a cadeia do vidro em mais de 30 cidades de Minas Gerais, estado onde a cervejaria está construindo sua nova fábrica. O objetivo do projeto é aumentar em 43% a circularidade das embalagens no Estado e retornar cerca de 6 mil toneladas de vidro para a indústria até 2026.
Para atingir esse objetivo, o projeto conta com a participação da Heineken, da fabricante de vidros Verallia, da empresa de coleta e reciclagem de vidro Massfix, da Rede de Catadores de Materiais Recicláveis do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Rede Sul) e da Fundação Avina, que será a gerenciadora da iniciativa na região.
A coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Heineken, Letícia Medeiros, destaca que uma das principais lições aprendidas no processo de reciclagem e circularidade das embalagens no Brasil é que o envolvimento de diferentes elos da cadeia de valor é fundamental.