O Carrefour Brasil registrou lucro líquido de 132 milhões de reais no terceiro trimestre, uma queda de 59,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é devido a efeitos financeiros e tributários, além da queda nas vendas.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado caiu 13,4% em relação ao ano anterior, para 1,47 bilhão de reais. Isso está abaixo da previsão dos analistas, que esperavam um Ebitda ajustado de 1,37 bilhão de reais.
O diretor financeiro do grupo, Eric Alencar, explicou que o lucro está pressionado por uma maior alavancagem financeira e por despesas tributárias, incluindo a ausência de utilização dos créditos tributários do BIG.
O resultado financeiro líquido foi negativo em 586 milhões de reais no trimestre, mas é 20,9% menor que no ano anterior.
As vendas brutas consolidadas da varejista, que incluem as marcas Carrefour e Atacadão, somaram 28,2 bilhões de reais, uma queda de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa queda é atribuída à pressão de volumes e à deflação alimentar.
A margem bruta do Carrefour Brasil foi de 20,1% no trimestre encerrado em setembro, o mesmo que no ano anterior, enquanto a margem…