O Canadá planeja estabelecer negociações entre veículos de notícias e mídias sociais para que as plataformas online paguem por conteúdo noticioso veiculado nas suas páginas. A regulamentação responsável pela implementação de leis online no país divulgou que essas negociações começarão no outono canadense, entre setembro e novembro, com objetivo de concluir um acordo até o início de 2025.
A Lei de Notícias Online do Canadá prevê que empresas de tecnologia, como o Google e o Facebook, paguem por notícias veiculadas em suas plataformas. No entanto, ambas empresas já afirmaram que a lei é inviável para seus negócios e que o Facebook planeja bloquear notícias sobre o Canadá nas suas pesquisas.
A Comissão Canadense de Rádio-Televisão e Telecomunicações (CRTC) será responsável por finalizar e impor as regras para essas negociações, além de recrutar mediadores independentes no ano que vem. Além disso, a CRTC planeja realizar uma consulta pública sobre as negociações no outono e publicar o código de conduta da lei no verão de 2024.
Com a aprovação da lei em junho, esperava-se que ela entrasse em vigor, mas ainda aguarda sanção. A partir do início de 2025, as organizações de notícias e os mediadores elegíveis estiverão em vigor, o que permitirá o início das negociações e a implementação da lei.