Apesar de serem promovidas a líderes, a maioria dos profissionais brasileiros não acredita que as empresas preparem as lideranças para o desafio de gerenciar pessoas. Segundo uma pesquisa, apenas 32,6% dos profissionais do Brasil creem que as lideranças estão preparadas para os desafios de gestão de pessoas.
Para Patricia Y. Agopian, especialista em Carreira Executiva, ser um líder eficaz exige mais do que apenas executar bem seu trabalho. É necessário ter uma liderança executiva, que inclui inteligência emocional corporativa, mindset de um executivo, habilidades executivas e capacidade de se conectar com outras áreas.
Especialmente, é fundamental ter uma gestão que incentive as pessoas a entregar resultados, desde inspirar os liderados até conduzir e desenvolvê-los. Como explica Patricia, “lidar com o trabalho operacional e lidar com pessoas são coisas absolutamente diferentes”.
O levantamento consultou cerca de 900 profissionais, incluindo 46% de líderes e 44,4% de assistentes ou analistas. Embora os profissionais tenham realizado bem seu trabalho, a falta de preparo para a liderança é um desafio que ainda precisa ser superado.