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Sabe quando você está precisando economizar e, justo neste momento, seu chuveiro resolve estragar, acaba o azeite em casa e surge uma promoção na sua loja favorita? É mais ou menos isso o que está acontecendo com o presidente Lula. Nas devidas proporções, claro.
Em meio a uma discussão bem pertinente de corte de gastos – e alta expectativa por parte do mercado –, o novo avião presidencial vai ter que ficar na lista de espera das demandas do orçamento federal. Depois que o Airbus A319 CJ deu problemas técnicos em uma viagem de volta do México, com o presidente a bordo, foi ligado o sinal de alerta: hora de trocar o “Aerolula”.
Acontece que uma nova aeronave desse porte custa em torno de US$ 250 milhões (R$ 1,4 bilhão) a US$ 350 milhões (R$ 2 bilhões). Não é exatamente amigável para o orçamento em um período de ajuste de contas públicas.
Diante disso, o governo está estudando a possibilidade de reformar um Airbus A330-200 já existente na frota. No entanto, essas reformas também teriam custo elevado. A Força Aérea Brasileira reforçou que o avião presidencial atual ainda é seguro e está em condições de uso.