Os segmentos de marketing e vendas foram os que mais usaram inteligência artificial generativa em 2024. Isso segundo um estudo que destaca a importância de aplicar a tecnologia de forma ética e sistemática para garantir resultados eficazes.

O estudo também destaca a necessidade de proteger a privacidade de dados e cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para que a aplicação da IA seja responsável e segura.

A IA Generativa pode ser usada para criar estratégias que incluem a compreensão do tom de voz do consumidor e a personalização das interações. Isso pode fortalecer a conexão entre marcas e públicos.

De acordo com o estudo, os setores de marketing e vendas representaram 34% das aplicações globais, com destaque para personalização de conteúdos e priorização de leads. Outros setores, como desenvolvimento de produtos e tecnologia da informação, também se beneficiaram da tecnologia.

A expectativa é que até 2025, a maioria das empresas adote a IA generativa em estratégias como engajamento em redes sociais, fluxos de trabalho automatizados e criação de interfaces personalizadas para consumidores e colaboradores.

A aplicação da IA generativa pode melhorar o atendimento ao cliente e fortalecer a competitividade das empresas. No entanto, é fundamental garantir que a tecnologia seja utilizada de forma responsável e segura para proteger os dados dos clientes.