A resistência à transformação digital pode colocar em risco o futuro de corporações inteiras. Cerca de 70% das iniciativas falham devido à falta de aceitação interna das mudanças. No entanto, possuir processos digitalizados é questão de sobrevivência para as empresas. A indústria automotiva está inserida nesse cenário e concessionárias que resistem às novidades ficam para trás em um mercado cada vez mais disruptivo.

Para as empresas que estão há décadas consolidadas no mercado, a resistência à transformação digital é especialmente desafiadora. No entanto, a Saga, grupo de concessionárias, decidiu apostar em soluções tecnológicas para alcançar um bom desempenho. Após quase 50 anos de atuação, em 2018, o grupo começou a implementar soluções tecnológicas para tomar decisões com base em dados. Com sucesso, a empresa conseguiu bater recorde de faturamento e, atualmente, tem lojas em que mais de 60% das vendas são provenientes dos canais digitais. Além disso, a participação no mercado da Saga cresce a cada ano, com uma nota de satisfação dos clientes que alcança a marca 9.

A única maneira de se adaptar às mudanças é através da implementação de soluções personalizadas que facilitem a jornada dos clientes e gerem oportunidades de negócios. A Saga mostra que, com a digitalização, é possível quebrar paradigmas e aumentar a participação no mercado.