Hoje, no Brasil, grande parte dos usuários de serviços financeiros já sofreu algum tipo de tentativa de fraude. Pesquisa aponta que 31% da população já foi vítima ou sofreu alguma tentativa de golpe envolvendo suas finanças. Isso ilustra uma realidade de insegurança que cresce no País, especialmente após a pandemia, quando mais brasileiros passaram a usar meios virtuais para fazer compras ou pagar contas.

As instituições financeiras estão adicionando etapas de validação às operações para frear as perdas e aumentar a segurança. No entanto, essas iniciativas nem sempre se traduzem em diminuição das perdas por golpes, e geralmente pioram a experiência do usuário.

Uma empresa desenvolveu a solução Modo Cofre, baseada em geolocalização, que pode identificar acessos indevidos à conta decorrentes de roubos de dispositivos. Alguns bancos, carteiras digitais e apps de delivery da América Latina já utilizam essa tecnologia.

Quando você faz um Pix, o banco tem segundos para aprovar a transação. Uma das maneiras de confirmar a identidade é verificar se o dispositivo está autenticado. Isso ajuda a prevenir fraudes e mantém a segurança do usuário.