Clientes, investidores e órgãos reguladores estão requerendo ações e metas que envolvam os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança). As mudanças climáticas tornaram ostensivo que a sustentabilidade não pode mais ser adiada. A importância da sustentabilidade leva as empresas a operarem com maior comprometimento e a buscarem reduzir sua pegada ambiental.

A introdução de abordagens sustentáveis na gestão empresarial traz benefícios relevantes, como a identificação de áreas que gerem valor de longo prazo, relacionamentos construtivos com stakeholders internos e externos, mitigação de riscos socioambientais, atração de investimentos e construção de reputação de marca.

A digitalização com foco na sustentabilidade permite que as organizações desenvolvam e implantem tecnologias para garantir competitividade e crescimento de longo prazo, dentro dos limites do meio ambiente e seguindo os objetivos estabelecidos pela ONU. A fabricação de componentes eletrônicos e a energia necessária para manter a estrutura de rede e dados funcionando requerem muitos recursos, tornando a sustentabilidade a pauta mais importante para os negócios atualmente.

Além disso, as empresas buscam integrar informações e processos de todas as funções de negócios sustentáveis para implementar efetivamente suas iniciativas de sustentabilidade. Isso permite que as organizações identifiquem áreas que gerem valor de longo prazo e sejam capazes de mitigar riscos socioambientais.