Nos últimos anos, brasileiras têm demonstrado um crescimento notável empreendedendo em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, são cerca de 10,3 milhões de negócios liderados pelas mulheres, o maior contingente da história. Essas empreendedoras trabalham em various setores, como salões de cabelereiros e beleza, comércio de vestuário, confecção, serviços de catering e comércio de produtos farmacêuticos e cosméticos.
No entanto, em um país com desigualdades tão agudas como o Brasil, muitas dessas mulheres criam seus próprios negócios por causa da necessidade de sobrevivência, e não por uma chamada vocacional ou oportunidade de mercado. Muitos desses negócios não se sustentam no longo prazo por falta de planejamento e devido a desigualdades financeiras, burocráticas e culturais que impedem o crescimento de negócios liderados por mulheres.
A desigualdade estrutural, resultante do papel histórico de cuidadora do lar imposto às mulheres, também é um fator que dificulta o crescimento de negócios com liderança feminina. Além disso, o ambiente de negócios não é tão amigável e igualitário quanto necessário para que essas empreendedoras possam se estabelecer e prosperar.
Qualquer esforço para mudar essa realidade é fundamental para garantir o sucesso e o crescimento de empreendedoras no Brasil.