Mais uma seca histórica no Canal Panamá pode trazer consequências para o mercado mundial, pois os produtos agrícolas são transportados em grande quantidade pelo canal. No entanto, para o Brasil, os riscos tendem a ser limitados.

O Rabobank Brasil concluiu que atrasos e aumento de custos afetarão o comércio agrícola da América do Sul e da América do Norte porque o Canal Panamá liga o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico. Mais da metade da carga que passa pelo canal é proveniente da rota comercial entre a costa leste dos EUA e a Ásia.

No entanto, as exportações de cereais brasileiras não devem ser muito afetadas. Os principais portos do sul do Brasil exportam para a Ásia usando a rota atlântica pelo sul da África, enquanto os portos do norte exportam principalmente para a Europa e o norte de África.

O Brasil está produzindo uma safra recorde de soja, milho e algodão em 2023, o que significa que terá oferta disponível caso problemas logísticos no Canal Panamá ocorram. Além disso, o país já destinou 72% de suas exportações de soja, farinha de soja e milho para 2023.