O Natal é uma das datas mais importantes para o varejo, e a proximidade do período festivo está gerando maior preocupação em consumidores em relação a presente para amigos e colegas de trabalho. De acordo com uma pesquisa, o feriado natalino de 2024 deve movimentar R$ 50 bilhões em compras de presentes, o que é um aumento de 15,8% em relação ao ano passado.
O aumento nas compras de presente deve-se a mudanças nos gostos dos consumidores e desejos de exclusividade, o que gera oportunidades para empresas oferecerem produtos mais refinados. Roupas, brinquedos, calçados e cosméticos são os tipos de presente mais procurados, ocupando 60%, 42%, 18% e 15% do total, respectivamente.
A média de gastos nas compras dos presentes é de R$ 446, um aumento de R$ 28 em relação ao ano passado. A faixa etária é um dos fatores mais importantes na hora de quantificar os gastos natalinos. Pessoas com 60 anos ou mais são mais propensas a gastar cerca de R$ 498, enquanto a Geração Z, dos 18 a 24 anos, desembolsa cerca R$ 351. O público masculino pretende gastar, em média, R$ 509, enquanto as mulheres têm a intenção de desembolsar um valor semelhante.