A Natura se tornou a embaixadora do Movimento Salário Digno, promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil. A iniciativa visa engajar empresas a discutir o tema e garantir que instituições atuem para promover a remuneração justa dos funcionários.
O tema se distingue do salário-mínimo, valor instituído para definir a base da remuneração. A estratégia da Natura considera que esse valor não abarca todos os serviços básicos, como alimentação, água, moradia, saúde, transporte, lazer e vestuário, além de uma reserva para emergências.
A iniciativa começou a partir de uma reflexão sobre a qualidade de vida que uma remuneração digna pode causar nos colaboradores. A Natura considera que a renda digna é a porta de entrada para a manutenção de direitos básicos.
A iniciativa começou em 2020, quando a Natura instaurou a Visão 2030, sua estratégia de compromissos públicos baseados em metas de sustentabilidade e ESG. A companhia utiliza pesquisas da Wage Indicator Foundation, um instituto europeu de pesquisas que avalia as diferenças no custo de vida entre as regiões.