As soluções de embedded finance, que consistem na integração de serviços financeiros em plataformas de outros mercados, como aplicativos e e-commerces, oferecem benefícios para empresas e consumidores e tem uma perspectiva promissora. Segundo uma estimate, o mercado de embedded finance pode atingir US$ 138 bilhões até 2026.
A tendência observada pela Zoop, startup brasileira, que registrou um aumento de 98% em sua base de clientes de 2022 para 2023, abrangendo setores como varejo e tecnologia, também comprova a importância do embedded finance. Em apenas dois meses e meio, foram processadas mais de 80 milhões de transações na plataforma, entre serviços bancários e pagamentos.
As empresas que contratarem soluções de embedded finance têm oportunidades de expansão, atrair novos clientes e fidelizar sua base de usuários. Isso ocorre porque os consumidores se sentem mais confortáveis com soluções financeiras integradas em suas plataformas favoritas. Além disso, a conveniência de acessar serviços financeiros diretamente nos sites e aplicativos que j á usam é uma vantagem adicional para as empresas.
Outra vantagem é que as empresas podem fortalecer seu relacionamento com os clientes, tornando mais difícil sua perda para a concorrência. Além disso, o embedded finance pode atrair uma audiência mais jovem e tecnológica, que valoriza a facilidade de uso e a praticidade.