As estatísticas não são animadoras. Aparentemente, apenas 4% das empresas no mundo sobrevivem por mais de 10 anos e apenas cerca de 2% conseguem ultrapassar a marca de um milhão de dólares em faturamento.

Muitos empresários têm uma visão errada da empresa, pensando que é um substituto para um salário, e consequentemente, operam a empresa apenas para atingir esse objetivo, tornando-a vulnerável a ameaças. Além disso, há confusão entre o crescimento da empresa e o aumento das vendas e do número de funcionários.

O crescimento de uma empresa não se resume apenas ao aumento das vendas. É necessário planejar a transformação dessas vendas em margem e reinvestir essa margem no crescimento das vendas. É essencial buscar um círculo virtuoso, onde as vendas sejam convertidas em margem, e essa margem seja reinvestida no crescimento da empresa.

A saída não é apenas trabalhar com esforço. Embora o esforço seja fundamental, não é suficiente para garantir o sucesso. É necessário ter a capacidade de fazer escolhas e decisões qualificadas diariamente, o que chamamos de alavancagem. Nesse sentido, os negócios são um esporte intelectual, onde o sucesso depende de experiência, conhecimento e boas decisões em todas as áreas da empresa.