No mundo dos negócios, uma pequena sigla ganhou muito espaço nos últimos anos: ESG. Ambiental, Social e Governança é o termo que representa um conjunto de práticas adotado por empresas para minimizar impactos negativos no meio ambiente, ser mais positivo para a sociedade e tornar a governança das empresas mais responsável.
O ESG também ganhou importância para os consumidores. Embora não conheçam exatamente o conceito de ESG, a maioria dos brasileiros (87%) acredita que o tema é importante e deve ser tratado por instituições públicas e privadas. Esta crença reflete no consumo e consequentemente, no financeiro das empresas.
Um estudo revelou que empresas com mais mulheres no time de executivos têm melhores resultados financeiros. As companhias com maior diversidade de gênero na equipe executiva têm um crescimento de receita anual de cerca de 2 pontos percentuais acima daquelas com menos executivas.
Os dados mostram que boa parte do foco de ações ESG se concentra nos impactos ambientais das empresas e instituições. No entanto, o social e a governança ainda não recebem a atenção necessária, embora fossem igualmente importantes. As empresas buscam laços fortes com clientes.