Arezzo & Co e Grupo Soma fecharam o maior negócio do mercado de moda brasileiro, formando uma gigante com mais de 20 marcas e faturamento combinado de R$ 12 bilhões. Essa fusão é o resultado de discussões que duraram mais de dois anos.

O valor de mercado das empresas é o maior M&A dos últimos 13 anos, desde a união de Droga Raia e Drogasil em 2011.

A fusão visa fortalecer a posição de mercado das companhias, buscando sinergias operacionais, diversificação de portfólio e ampliação de mercado para garantir uma posição mais robusta no setor varejista, que é altamente competitivo e suscetível a flutuações econômicas.

No mundo da moda, essa prática é comum. A holding francesa LVMH, dona de marcas como Louis Vuitton e Givenchy, tem um valor de mercado de R$ 2,1 trilhões e pode servir de inspiração para o novo grupo brasileiro.

Empresas que passam por fusões muitas vezes optam por um modelo de holding para a gestão unificada das marcas e operações, permitindo uma governança centralizada e mantendo a identidade e a autonomia de cada marca ou unidade de negócio.