As habilidades comportamentais são cada vez mais valorizadas pelo mercado, segundo uma recente tendência no mundo corporativo. Na hora de contratar, muitos empresários estão começando a prestar atenção às qualidades pessoais e comportamentais dos candidatos, como boa comunicação, flexibilidade e liderança, ao invés de apenas às habilidades técnicas ou acadêmicas.

Este problema foi ilustrado em dois exemplos citados: um diretor de uma empresa de bebidas que valorizava “good vibes” em um candidato e uma diretora de social media que contratou uma redatora que não ligou a câmera durante a entrevista, apesar de ter sido a pessoa tecnicamente mais qualificada.

Essas histórias nos remetem a uma mudança de paradigma no mundo do trabalho, em que as habilidades comportamentais vêm se tornando cada vez mais importantes. Nove em cada dez profissionais são contratados pelo currículo e demitidos pelos comportamentos.

A valorização das soft skills é um reflexo das mudanças no mundo do trabalho e na forma como as pessoas se relacionam profissionalmente. A forma como as empresas abordam recruitment e desenvolvimento de talentos está mudando, e as habilidades comportamentais são agora consideradas prioritárias para o sucesso nos negócios.