Efeito plataforma em serviços financeiros
As estratégias de plataforma são bem conhecidas em mercados que envolvem música, acomodação e transporte. Empresas como Apple, Spotify, Uber e Airbnb se tornaram líderes nesses segmentos, mesmo sem gerar conteúdo, possuir carros ou propriedades. As plataformas são modelos de negócio que criam valor facilitando trocas de oferta e demanda, conectando consumidores e produzindo independentemente de uma cadeia de distribuição linear.
Na indústria financeira, esse modelo chega mais tarde, no início dos anos 2000. Com o desenvolvimento da API economy, a crescente migração da infraestrutura para a nuvem e os novos marcos regulatórios, cresce o conceito de “Banking as a Platform”, um cenário baseado na construção de um ecossistema integrado de negócios, onde múltiplos agentes criam soluções que são ofertadas dentro de um mesmo ambiente.
O modelo de “Banking as a Service” permite que os bancos disponibilizem seus serviços para a utilização de terceiros, enquanto o “Banking as a Platform” permite que eles consomem via API produtos financeiros e até não financeiros de outras plataformas.
A origem desse modelo é exemplificada pelo neobanco inglês Starling Bank, que nasceu em 2018 como uma plataforma aberta capaz de receber serviços de terceiros. Atualmente, seus clientes podem acessar uma variedade de produtos, desde assessoria jurídica até outros serviços.