A plataforma chinesa de varejo Temu está se preparando para desembarcar no e-commerce brasileiro, causando preocupação entre concorrentes. A empresa se registrou no programa Remessa Conforme, da Receita Federal, que permite a importação de mercadorias abaixo de US$ 50 sem imposto de importação. Isso pode ter um impacto negativo no setor varejista local.
A Temu não se limita apenas à moda, como a Shein, e oferece uma ampla gama de categorias, incluindo produtos para pets, vestuário, brinquedos, artigos para casa e eletrônicos. Especialistas do mercado acreditam que empresas como Magazine Luiza, Mercado Livre e Shopee devem sentir mais pressão com a chegada dessa nova concorrente.
O aplicativo da Temu está disponível para download no Brasil, mas as compras ainda não estão habilitadas. O aplicativo já recebeu mais de 3 milhões de avaliações no país, com uma média de 200 mil downloads mensais. A empresa vendeu US$ 13 bilhões este ano e projeta triplicar esse valor globalmente.
A Pinduoduo, proprietária da Temu, recentemente ultrapassou o valor de mercado da Alibaba, dona do Aliexpress. A empresa tem gerado preocupação no mercado com sua rápida expansão em mercados internacionais.