Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) revelou que 45% dos brasileiros com acesso à internet participam de programas de fidelidade. Isso significa que, dentre os 152 milhões de brasileiros que usam a internet, cerca de 68 milhões fazem parte de algum programa de fidelidade.

Os programas de fidelidade se tornaram estratégias eficazes para as empresas construírem relacionamentos duradouros com seus clientes. Funcionam de acordo com o sistema de recompensa do cérebro, que libera neurotransmissores como a dopamina quando experienciam algo prazeroso, fazendo com que se sintam bem.

Um exemplo simples ilustra a ideia. Pagar por uma compra sem receber nenhum benefício adicional ou receber um desconto de 5% no valor gasto nas próximas compras? A segunda opção é mais interessante. Nos casos de programas de fidelidade, a compensação pode beneficiar tanto o consumidor quanto a empresa.

Para o CEO da Lecupon, Aluísio Diniz Cirino, criar um programa de benefícios é essencial para diferenciar a empresa da concorrência, reduzir a perda de clientes, aumentar o faturamento e melhorar o relacionamento com os clientes. No entanto, é necessário que os programadores sigam várias etapas para criar um clube de benefícios eficaz.