O Panorama 2024, balanço do setor, demonstra a força das fintechs no mercado brasileiro. Isso porque o número de contas ativas de pessoas físicas aumentou de 142 milhões, em 2022, para 251 milhões, em 2023, o que representa um crescimento de 77%. A pesquisa foi realizada com os integrantes da associação, incluindo a Nubank e o Mercado Pago.
As contas ativas aumentaram, e mais brasileiros estão abrindo contas em mais de uma instituição. Isso ocorre porque os consumidores se tornam clientes de várias fintechs ao mesmo tempo para aproveitar os benefícios que cada uma oferece, como descontos e acesso antecipado à compra de ingressos para shows e espetáculos.
Ainda assim, a concorrência aumenta, e o consumidor já começa a sentir o efeito positivo da competição. A redução de tarifas bancárias e o aumento da inclusão financeira são consequências diretas da entrada das fintechs no mercado. Além disso, a concorrência força as fintechs a melhorar seus serviços e ofertas, o que beneficia os clientes.
No Brasil, as fintechs estão fortalecendo um modelo de negócios inovador, ágil e centrado nas necessidades dos clientes, capacidade para atrair não apenas novos consumidores, mas também investimentos.