Donald Trump, ainda não assentado na Casa Branca, ameaçou taxação de 100% para o grupo econômico Brics, em post em rede social. Para Trump, o Brasil e outros países que fazem parte do grupo, que incluem Rússia, Índia, China, Irã, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e África do Sul, não têm mais o direito de tentar se afastar do dólar nas negociações comerciais. Isso porque o plano de moeda única do Brics visa reduzir a dominância do dólar nas transações internacionais.
O republicano já havia anunciado aumento de impostos para China, México e Canadá, os três maiores parceiros comerciais dos EUA. Agora, o grupo Brics está na mira da justiça fiscal americana. Se os países do Brics não abandonarem o plano de moeda única, podem ter que se adaptar a taxações mais altas nas suas transações comerciais com os EUA.
A ameaça de Donald Trump é visar o plano de moeda única do grupo, que visa reduzir a dependência do dollar nas transações internacionais. Se os países do BricsNão há mais a ideia de que os países do Brics querem se afastar do dólar enquanto os EUA fique parados, assistindo.