O movimento que visa mudar a escala 6×1 começou com um post de desabafo do então tiktoker Rick Azevedo nas redes sociais e ganhou força durante o fim de semana.
O debate sobre a escala 6×1, que prevê seis dias de trabalho e um de descanso, ganhou corpo na última semana, especialmente nas redes sociais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) prevê o fim da escala 6×1, prevista na consolidação das leis de trabalho (CLT).
Há diferentes tipos de escalas e jornadas de trabalho, dependendo da categoria. A mais comum atualmente é a 5×2, mas existem também jornadas de 12 horas por 36 horas de descanso para profissionais da saúde e outras mais modernas com quatro dias de trabalho e três de descanso.
O movimento começou com o então tiktoker Rick Azevedo, que também se elegeu vereador com 29 mil votos com a plataforma Vida Além do Trabalho, que já conta com mais de 1,4 milhão de assinaturas. No entanto, para que a PEC consiga tramitar no Congresso, são necessárias assinaturas de 171 dos 513 deputados.