Vivara (VIVA3) divulgou atualização sobre seu plano de expansão de lojas na semana passada. Ao final do 3T23, foram inauguradas 18 novas unidades, sendo 14 da Life e 4 da flagship Vivara. No consolidado de 2023, foram abertas 39 lojas, sendo 21 delas no primeiro semestre do ano. O plano de abertura de lojas segue a sazonalidade típica do varejo, com o último trimestre do ano sendo o mais forte em volume de vendas para a Vivara.
A companhia mantém um guidance de inaugurar em torno de 55 novas unidades em 2023, e restam 16 unidades a serem inauguradas até o final do ano. Imaginamos que a companhia não terá problemas em entregar o guidance. Além disso, temos observado que a Vivara está envelhecendo bem, com bons resultados e comunicação clara com o mercado, e a liquidez melhorou substancialmente após o fim do “overhang” das vendas do antigo CEO.
As discussões sobre a reforma tributária avançaram de tal maneira que parece cada vez menos provável que ocorram mudanças nos incentivos provenientes à Zona Franca de Manaus, o que é relevante.