O Banco Central deu início a uma pesquisa-piloto em colaboração com empresas do setor não financeiro. O objetivo é coletar informações sobre as expectativas e situação de negócios dessas empresas, para estreitar o relacionamento da autarquia com esses agentes.
As percepções e expectativas desempenham um papel crucial no processo de tomada de decisão das empresas e devem ser consideradas pelos bancos centrais, pois exercem influência sobre a dinâmica da atividade econômica e a formação de preços de bens e serviços, e, por conseguinte, sobre a inflação.
O Banco Central também ressaltou que os dados coletados representarão um instrumento valioso de informação para uma melhor compreensão e análise da conjuntura econômica, junto as expectativas dos analistas de mercado, que são coletadas pela instituição e divulgadas no Relatório Focus.
A instituição havia enfrentado pressões de representantes empresariais para capturar as percepções desses atores em relação à economia, pois as respostas a essas consultas desempenham um papel significativo na formulação de suas decisões sobre taxas de juros. Isso ocorre porque as expectativas coletadas no boletim Focus têm influência na avaliação da política monetária da instituição.
O questionário passará por um período de testes, e não há um cronograma definido para a publicação dos resultados.