Cerveja feita na hora, direto na torneira, com receita francesa. É isso que o consumidor encontra na cervejaria 3Brasseurs – apelidada por aqui de 3B para driblar a pronúncia. A marca, que até agora tinha duas unidades próprias na capital paulista, está prestes a expandir pelo país e América Latina pelas mãos do pernambucano Branding Hub & Franchising (BHF), antigo grupo Bonaparte.
A holding especializada em franquias adquiriu as casas presentes no Brasil por R$ 8 milhões e garantiu exclusividade na região. A BHF já operava as duas casas em São Paulo, mas como contratada do grupo francês AFM, dono da 3B. O fundador do grupo BHF, Leonardo Lamartine, afirma que “existe um mercado muito grande se abrindo para cerveja de qualidade”. “Essa marca chegou ao Brasil para oferecer uma experiência de bar que não existe mais no país. São só cervejarias de alto nível que usam uma cepa própria. Vamos produzir com base em uma levedura importada da França, a mesma de quando a marca foi fundada, há mais de 100 anos.”
No Brasil, marcas como a catarinense Eisenbahn, de Blumenau, e a gaúcha Dado Bier, fundada por Eduardo Bier, sobrinho de Jorge Gerdau Johannpeter, chegaram a oferecer uma experiência parecida. Durante a pandemia, a Dado fechou a icônica casa de Porto Alegre e abriu mão de outros endereços, em São Paulo. Já a Eisenbahn é parte do portfólio da Brasil Kirin comprado pela Heineken, gigante holandesa que deixou de produzir diversas variedades tradicionais.